Os Beatles são reconhecidos como pioneiros em praticamente tudo dentro da música pop, dentre as inovadores técnicas de gravação em estúdio até os clipes e muitas outras coisas. Mas dificilmente alguém pensa no Fab Four como um dos criadores do Heavy Metal - embora "Helter Skelter", lançada no "White Album" de 1968 frequentemente esteja nas listas de canções pioneiras pré-Metal.

Mas não era o que pensava John Lennon, que afirmou em certa ocasião que a primeira canção Metal da história foi lançado pelos Beatles ainda em 1965.

"É uma gravação pesada, e a bateria também. É por isso que eu gosto dela", disse Lennon em 1970, se referindo à "Ticket To Ride". E dez anos mais tarde ele repetiria a afirmação: "É uma das mais antigas canções de Heavy-Metal feitas. A contribuição de Paul foi o jeito que Ringo tocou a bateria".

Paul McCartney também descreveu a canção como "radical" em 1994: "Acho que o lance interessante é o final maluco, pois ao invés de terminar como no verso anterior nós mudamos o ritmo. Escolhemos uma das linhas, 'My Baby Don't Care", mas alteramos completamente a melodia. Nós quase inventamos a ideia de uma nova parte da música a partir dali... era algo muito radical na época".

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Bruce William

Fonte: Whiplash

Foto: Reprodução