O calendário anual de saúde coloca o Outubro Rosa como mês de conscientização sobre o câncer de mama. Mesmo com todo esse aparato, a mortalidade pela doença vem crescendo no Ceará. Conforme dados compilados pelo Ministério da Saúde, 684 mulheres faleceram por conta da doença, em todo o Estado, em 2017. Já em 2018, foram 734 e, no balanço preliminar do ano passado, 772. Segundo as informações de 2019, Fortaleza teve o maior número de óbitos: 284, seguida por Caucaia, com 38 e Juazeiro do Norte, com 29. A Pasta ainda não disponibilizou dados de 2020.

A auxiliar administrativa Luana Maria, 32 anos, reconhece que poderia nem estar viva. Era uma quarta-feira, 13 de novembro de 2019, quando ela descobriu o câncer na mama direita já tardiamente, depois de perceber um escorrimento de sangue enquanto amamentava o filho José. Ela já havia notado um nódulo nos meses finais da gravidez, mas foi informada de que não havia necessidade de preocupação. Dois meses depois, contudo, o tumor havia triplicado de tamanho.

Reagendamento

A costureira Rosineide do Nascimento, 44, não quis esperar até o fim do isolamento social para recorrer a um especialista. Em junho, ela encontrou um caroço no seio esquerdo, "bem pertinho da axila". "Me bateu a vontade de fazer o toque. Estava assistindo TV e senti um carocinho, como quem não quer nada", recorda. "Eu vejo hoje que as pessoas só procuram por saúde quando não tem mais jeito", justifica.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Redação

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Nah Jereissati