Para além da conscientização sobre o diagnóstico do câncer de mama, o Outubro Rosa também motiva ações em prol do apoio a pacientes, voltadas também à autoestima. Esse é o foco da campanha que, até o fim do mês, recebe doações de lenços e mechas de cabelo em Fortaleza, destinando os materiais a pacientes de instituições. 

Os pontos de arrecadação são os hospitais Otoclínica Matriz, no bairro Aldeota, e Otoclínica Sul, no bairro Edson Queiroz. Os lenços recebidos nessas unidades serão destinados à Associação Peter Pan, enquanto os cabelos serão enviados à Associação Nossa Casa. 

Quem decidir contribuir com mechas na próxima segunda-feira (19) poderá passar por um corte de cabelo gratuito, como parte da ação ‘Uma Mecha Por Amor’. O tamanho mínimo para doação é de mechas de 15 centímetros, e qualquer tipo de cabelo pode ser doado, incluindo aqueles com procedimentos químicos. Os cortes serão realizados de 8h às 18h, na unidade da Aldeota, e devem ser agendados através do telefone (85) 3466-1133. 

Confecção

Segundo ela, algumas pacientes se sentem mais seguras com o adereço e, por isso, a Associação se compromete em disponibilizar as perucas em seu ‘banco de empréstimos’, que também oferece muletas, cadeiras de roda, cama hospitalar e colchões para pessoas em tratamento oncológico. 

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Redação

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Helene Santos