Principal motivo de afastamento de prefeitos no Ceará, o abuso de poder político e econômico é detectado principalmente no período de campanha eleitoral. É nesse momento da busca pelo voto que gestores públicos se excedem e cometem irregularidades que são punidas pela Justiça Eleitoral. 

Glossário do Tribunal Superior Eleitoral explica que o abuso do poder político ocorre nas situações em que o detentor do poder, ou seja, prefeitos, governadores, etc, usa da posição que ocupa para agir de modo a influenciar o eleitor — interferindo na liberdade do eleitor.  

Temos exemplo de abuso do poder político quando, na véspera das eleições, o prefeito candidato à reeleição ordena que fiscais municipais façam varreduras em empresas de adversários políticos e não o façam em relação às empresas de amigos e companheiros de partido. 

Apesar da sofisticação das formas de combate às irregularidades, do ponto de vista tecnológico de legislação, as velhas práticas de burlar as regras eleitorais em benefício próprio ainda são muito comuns no Brasil.  

Nesse período de campanha eleitoral, é quando os registros são feitos. São as fotos, gravações de áudio e depoimento de testemunhas que acabam influenciando no resultado do julgamento. O eleitor pode formalizar a denúncia procurando o Ministério Público do Ceará, através da Ouvidoria.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Wagner Mendes

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Thiago Gadelha