O guitarrista Edgard Scandurra, do Ira!, é conhecido por tocar guitarra de um modo particular. Por ser canhoto, ele inverte o instrumento, mas a particularidade consiste no fato de que ele não inverte as cordas, ou seja, as cordas mais graves passam a ser as de baixo e as mais agudas passam a ser as de cima.

Em um vídeo publicado no seu canal oficial de YouTube, Edgard Scandurra comentou sobre como surgiu esse seu modo particular de tocar e disse que no final isso acabou se tornando um "charme".

"Sempre fui canhoto e escrevi com a mão esquerda. Lembro de comentários de tias falando que isso era coisa do capeta! Queriam amarrar minha mão para eu começar a escrever com a mão direita. Esse jeito que tenho de tocar hoje está ligado ao fato de eu ser canhoto. Os instrumentos que eu tinha na minha casa eram do meu irmão, que é destro. Eles não podiam inverter as cordas, como é o padrão de um canhoto tocar. O padrão é esse. O professor pede que as cordas sejam invertidas, para ficar de um jeito que só o canhoto vai saber tocar. Como era do meu irmão, não podia inverter. Precisava tocar do jeito que estava, então só virava para o lado do canhoto. Acabei desenvolvendo uma técnica que é muito difícil. Pouquíssimas pessoas tocam assim. Acaba sendo um charme e um diferencial", disse.

Em outro ponto, Edgard Scandurra lembrou de outros guitarristas que tocam dessa mesma forma que ele. "O Jimi Hendrix invertia as cordas. Existem outros que faziam assim. Alguns não invertiam, como o Dick Dale, que o Tarantino adora. Ele fez a trilha do 'Pulp Fiction'. Tem uma cantora e compositora de folk americana chamada Elizabeth Cotten que também toca igual a mim. A Helena Meirelles, do Brasil, também é assim", concluiu.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Gustavo Maiato

Fonte: Portal | Revista Whiplash

Foto: Reprodução