No dia 15 de março é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. Apesar de existir um alto investimento das empresas em promoções e condições especiais para as compras, essa data vai muito além de uma oportunidade de estimular o comércio e o consumo.

Para esclarecer o assunto, preparamos um conteúdo para explicar de que se trata essa data e qual a finalidade.

Qual é a história do Dia Mundial do Consumidor?

A escolha do dia 15 de março foi feita devido a um discurso de John Kennedy em 1962, quando ele era presidente dos Estados Unidos. Na data, ele frisou a importância dos direitos do consumidor, como a segurança, a informação, a liberdade de escolha e de ser ouvido.

Essa falta deu início a debates sobre o assunto em diversos países, tornando-se um marco fundamental para a criação de leis e normas de defesa dos consumidores. Por causa disso, a data foi escolhida para comemorar o Dia Mundial do Consumidor pela primeira vez em 1983. Em 1985, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) incluiu os direitos do consumidor em suas diretrizes, garantindo reconhecimento internacional para o tema.

A partir disso, o assunto fez grandes avanços por todo o mundo. No Brasil, por exemplo, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) foi promulgado em 11 de setembro de 1990 e passou a vigorar em 11 de março de 1991, trazendo inovações importantes para a proteção dos consumidores.

Qual a importância dessa data?

A comemoração da data é fundamental para reforçar a importância da luta constante dos consumidores pelos seus direitos e da conscientização de todas as partes sobre os direitos previstos na legislação. Apesar da exigência das normas, muitas vezes surgem situações em que acontece o claro descumprimento da lei.

Desse modo, o Dia Mundial do Consumidor surge como uma oportunidade de relembrar a importância dos direitos previstos na lei e da colaboração de todos para o atendimento das normas. O objetivo não é incentivar o consumo e aumentar a venda das empresas, mas fazer com que os todos tenham consciência sobre os seus direitos e lutem pelo cumprimento da legislação.

Quais são as ações mais comuns?

Apesar de serem comuns a criação de ofertas e o alto investimento em publicidade pelas empresas na época, sempre com a divulgação de promoções em comemoração à data, até mesmo com a criação da “semana do consumidor”, existem outras ações importantes.

As campanhas de conscientização sobre os direitos e como defendê-los são bastante comuns nessa época, divulgadas pelos Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (Procons) e outros órgãos que tenham o mesmo objetivo, assim como empresas especializadas no assunto.

Outra prática comum é a organização de um dia ou uma semana de negociação, em que algumas empresas se organizam para oferecer condições diferenciadas para a quitação de dívidas, com descontos em juros, parcelamentos e outras facilidades para o consumidor.

Como vimos, o Dia Mundial do Consumidor é uma data importante para relembrar a luta pelos direitos, conscientizar as pessoas e incentivar a busca pelo cumprimento das suas garantias. Isso é fundamental para que as empresas realmente tomem as medidas necessárias para atender a legislação.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Da Redação 

Fonte: Portal | Equipe Resolva Rápido

Foto: Reprodução