Esta semana na série ‘tecnologias antigas’ falaremos sobre o controle remoto (também conhecido como telecomando). A ideia por trás da sua criação surgiu nos anos 1950 e partiu de um desejo ainda presente entre os telespectadores: trocar de canal para fugir dos anúncios.

O responsável pelo projeto original do acessório foi Eugene F. McDonald, presidente da Zenith Radio Corporation, uma empresa americana de eletroeletrônicos. Além de mudar de canal nos intervalos, Eugene queria um dispositivo que também conseguisse ajustar o som dos televisores.

No fim, a sua iniciativa, que também contou com o apoio do engenheiro Eugene Polley, mudou para sempre a maneira de consumir conteúdo na TV, já que com um simples toque o espectador podia simplesmente ignorar algo que não queria ver sem sair do sofá.

Quando surgiu o controle remoto?

O primeiro modelo sem fio desenvolvido pela Zenith foi o Flashmatic, lançado no ano de 1955. Vale destacar que antes dele, outros acessórios já conseguiam mudar de canal. Entretanto, a grande limitação era que eles precisavam estar conectados com fios na TV para funcionar. O mais famoso, o Lazy-Bones, também foi desenvolvido e fabricado pela Zenith.

O principal diferencial do Flashmatic, era que o gadget já funcionava através de uma fonte de luz direcional com a ajuda de sensores posicionados nos cantos da tela da TV. Basicamente, era como uma pequena lanterna que emitia comandos por raios de luz que eram obedecidos pela televisão.

No entanto, como toda tecnologia nova no mercado, havia uma falha que afetava o dispositivo. Os sensores posicionados nos cantos do televisor eram sensíveis a outras fontes de luz, ou seja, em alguns casos, até mesmo a luz do sol podia ligar ou trocar o canal da TV.

Mais integração com a TV e outros equipamentos

O controle remoto como conhecemos hoje começou a tomar forma por influência da BBC. Nos anos 1970, a emissora britânica lançou o primeiro serviço de informação por teletexto do mundo. O Ceefax permitia acessar notícias pelo controle remoto, no entanto, na época os dispositivos ainda eram um tanto quanto limitados.

Foi daí que surgiu a necessidade de um novo acessório com um teclado numérico, que era utilizado para digitar os números referente às páginas das notícias e alternar entre o Ceefax e os canais de TV tradicionais.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Gabriel Sérvio 

Editado por Karol Albuquerque 

Fonte: Portal | Olhar Digital

Foto: Reprodução