A chance do cliente voltar a comprar em uma loja após ter problemas ao longo do processo e ficar insatisfeito é pequena.

Por isso, todo empreendedor precisa se preparar para lidar com um cliente insatisfeito. O objetivo é que a situação não se repita e que seja resolvida de forma ágil e eficiente.

5 dicas para recuperar um cliente insatisfeito;

Receber a reclamação do cliente faz parte da vida de todo empreendedor, por isso, a melhor maneira de encarar  é preparando um plano de ação focado em encantar o consumidor. Confira 5 dicas de como fazer isso.

1. Escute o cliente e agradeça à crítica construtiva

Aquele ditado de que o cliente tem sempre razão faz todo sentido neste momento. Escute o que ele tem a dizer e agradeça por entrar em contato, pois só assim, você vai poder oferecer uma solução.

2. Identifique o motivo da reclamação

Antes de oferecer cupom de desconto ou frete grátis, entenda qual foi o problema. Se a reclamação foi sobre a qualidade do produto, por exemplo, a pessoa não vai querer usar o cupom de desconto, pois está decepcionado. Escute primeiro para depois solucionar.

3. Busque resolver o problema com agilidade

Depois de identificar qual foi o motivo da reclamação, torne esse caso uma prioridade dentro da empresa. Quanto antes o problema for resolvido, mais fácil será reverter o sentimento do usuário e encantá-lo.

4. Trabalhe para reverter a imagem negativa

Lembra daquela informação de que uma pessoa insatisfeita pode contar para várias outras? Antes que isso se torne uma bola de neve, procure mostrar que a empresa está fazendo o possível para melhorar o serviço e invista na divulgação dos pontos positivos.

5. Mostre para o cliente que ele é importante

Não abandone o cliente depois de resolver o problema. Mantenha o atendimento personalizado com ele, procurando saber se, dessa vez, o produto chegou certinho, se o cupom de desconto foi usado e se pode ajudar de mais alguma forma. Faça-o se sentir valorizado e respeitado.

Obs: Um cliente insatisfeito pode gerar muitos problemas, além de dar ouvidos a essas pessoas, você precisa dar liberdade para eles escolherem e falarem o que querem. Assim como ter um diferencial a oferecer.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Da Redação

Fonte: Portal | PagSeguro PagBank

Foto: Reprodução