A rede Hortifruti Natural da Terra lançou de um canal de vendas em um ambiente imersivo, batizado de Quintal Virtual. Por meio de Realidade Virtual e da Realidade Aumentada, na loja a experiência será feita com óculos especiais. De casa, o cliente poderá acessar o Quintal Virtual sem óculos, usando uma URL pelo computador ou smartphone.

Ao digitar seu CEP, o cliente terá acesso a um ambiente online de compras inusitado: uma grande floresta. A escolha da ambientação teve o objetivo de oferecer uma experiência de compra única e lúdica, conectada ao verde, à natureza e ao frescor.

Ao clicar no item desejado, o cliente visualiza o valor e a descrição, e definirá a quantidade a ser adicionada no carrinho virtual. Ao finalizar a compra, automaticamente os produtos estarão disponíveis para o cliente levar (se ele estiver usando a solução na loja) ou para envio (se for via delivery).

“Estamos presenciando uma verdadeira transformação digital em todos os setores da sociedade, e isso é muito positivo, uma nova forma de nos conectar ao público consumidor e inovar a experiência de compra do cliente em qualquer local, inclusive na loja física. A Realidade Virtual é transformadora para o varejo, e está elevando o e-commerce a um novo patamar”, conta Fábio Amorim, CEO da rede Hortifruti Natural da Terra.

Em um primeiro momento, a solução estará disponível para experimentação do cliente na loja no Leblon, no Rio de Janeiro, que servirá como base de distribuição para os moradores locais. A iniciativa está prevista ao longo dos próximos meses para as demais lojas, em quatro Estados: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, com a bandeira Hortifruti, e São Paulo, com a marca Natural da Terra.

Experiência do usuário

A concepção do projeto foi realizada em parceria com a Fábrica de Startups, que recebeu em seu espaço empreendedores dispostos a criar soluções para a Hortifruti Natural da Terra. Durante o programa, os participantes foram convidados a criar modelos de delivery, levar a experiência da compra física para o ambiente online e a venda cruzada.

Dados como tempo de permanência no espaço, número de interações, produtos vendidos e mapas de calor serão utilizados para estudar e aperfeiçoar ainda mais a experiência do usuário.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Da Redação 

Fonte: Portal | Mercado & Consumo

Foto: Reprodução