Diretamente do Estoril, um dos grandes nomes da música brasileira fala do novo disco, que traz um registro ao vivo inédito dos anos 1970 e a paixão pela arte capaz de ligar passado e futuro.

É uma sexta-feira nublada em Fortaleza. Do Estoril, prédio ícone da cultura local, é possível testemunhar o verde-mar da Praia de Iracema. O horizonte de nuvens carregadas traz a poética constatação: É um dia “bonito para chover”.  

Ednardo escolheu o Estoril como espaço para entrevista. Ao chegar no prédio que hoje funciona a sede da Secretaria Municipal de Turismo (SETFOR), os olhos do artista brilham na tentativa de identificar cada detalhe do lugar. Trata-se de um reencontro. “Aqui tem as impressões digitais da gente”, divide emocionado. 

A edificação erguida nos anos 1920 atravessa a existência deste cearense, cuja voz e poesia se faz reconhecida há décadas pelo Brasil. De profundas memórias, lembra da noite em que visitou o Estoril com os pais. Enquanto os parentes dançavam no salão ao som de uma orquestra, o menino observava o longínquo e hipnotizante Farol.

Devia ter seis para sete anos, estipula.  “Eu ficava nessa mureta, tinha a mesma altura. Olhando ali para o Farol do Mucuripe. Rodando aquela lâmpada, de aviso aos navegantes”, descreve com o braço direito a recriar o movimento da luz.  

Anos mais tarde, o Estoril consolidou-se como bar e referência da boemia em Fortaleza. Junto ao extinto "Bar do Anísio", compunha o território por onde circulava inúmeras cabeças criativas. Aquelas colunas testemunharam a criação de sucessos que ganharam destaque nacional.  

GRAVANDO! 

Estamos em 1972. Ednardo assume a missão de ir ao Rio de Janeiro e tentar a carreira artística. Porém, antes de migrar e “voltar em vídeo tapes e revistas supercoloridas”, o jovem cantor foi convidado a realizar um sarau de despedida.

O concerto foi realizado na Vox, loja de discos atuante na Capital. Gerardo Barbosa Lima Filho (cujo pai era dono da Vox) gravou a apresentação. A fita segui preservada por todos esses anos. O repertório daquela noite reunia as muitas canções compostas entre as noitadas de Anísio e Estoril. Obras autorais que evidenciam o começo dos artistas posteriormente conhecidos como "Pessoal do Ceará".

Serviço:

Noite de autógrafos de "Sarau Vox 72" e apresentação de Ednardo com Carlos Patriolino. Dia 30/04 (sábado). De 17 às 19h, no Cantinho do Frango (Rua Torres Câmara, 71, Aldeota).


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Antonio Laudenir 

Fonte: Portal | Diário do Nordeste

Foto: Reprodução/Kid Junior