A adesão ao modelo de trabalho remoto foi uma das grandes mudanças econômicas provocadas pela pandemia. Com o abrandamento das taxas do coronavírus e a volta do “normal”, a possibilidade de trabalhar de casa continua em alta como uma maneira de flexibilizar a rotina a partir de um ajuste entre empregador e funcionário.

Se o trabalhador está com algum sintoma gripal ou um problema de saúde mais leve que não o impeça de trabalhar, pode exercer suas atividades de casa - isso nas funções em que o trabalho remoto ou teletrabalho é possível. É uma boa alternativa caso as duas partes estejam de acordo, segundo a gerente executiva de Seleção no Grupo MRH Gestão de Pessoas e Serviços, Valéria Mota.

Ela destaca, porém, que a flexibilização deve ser utilizada com responsabilidade por patrão e empregado. “Sabemos que o modelo home office possui pontos positivos e negativos para o colaborador e para a empresa. Essa questão da saúde pode ser um ponto positivo para os dois, mas o departamento de Recursos Humanos deve estar atento”.

Essa atenção redobrada se deve à possibilidade de duas situações extremas ocorrerem, conforme Valéria. “Sabemos que algumas pessoas têm um nível de compromisso muito grande, trabalham estando doentes e isso pode gerar um adoecimento maior porque não houve o repouso necessário”, diz.

Trabalho remoto deve estar expresso em contrato

O advogado e doutor em Direito do Trabalho, Eduardo Pragmácio, pontua que cabe à empresa também deixar claro em contrato que aquele colaborador pode exercer o trabalho remoto ou teletrabalho. Caso isso não esteja expresso em contrato, o empregador pode exigir que o funcionário trabalhe presencialmente.

Acidente durante o trabalho remoto?

De acordo com Eduardo Pragmácio, para fins previdenciários, se o acidente ocorre a serviço do trabalho, durante o expediente, o ocorrido pode ser considerado um acidente de trabalho. “Quem vai definir de fato se é ou não um acidente de trabalho é a perícia do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)”.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Da Redação

Fonte: Portal | Diário do Nordeste

Foto: Reprodução