Na segunda metade dos anos 60, duas das maiores bandas do rock britânico foram Beatles e Cream. Enquanto a primeira era uma máquina de produzir hits e revolucionava o mundo da música a cada novo álbum, a segunda foi uma das percussoras do heavy metal fazendo um blues pesado e psicodélico.

A amizade entre seus guitarristas George Harrison e Eric Clapton foi eternizada em "While My Guitar Gently Weeps". Faixa do "White Album" (1968), foi composta pelo primeiro e conta com inesquecíveis solos de slide do segundo. A relação entre eles foi estremecida na década de 70, quando viveram um triangulo amoroso com Patti Boyd — que se divorciou do ex-beatle para assumir um relacionamento com o ex-Cream.

Entretanto, nem mesmo isso foi capaz de acabar com a amizade entre eles. Conforme Harrison contou em entrevista em 1987 para Timothy White da Musician Magazine, "Eric é um sujeito tão doce. Eu fui a um show dele no Los Angeles Forum pouco antes da Páscoa esse ano. Eu fiquei do lado do palco segurando o isqueiro para o bis. Sério! Eis o quanto eu adoro ele. Nos bons e nos maus momentos, Eric e eu sempre preservamos e mantivemos nossa amizade"

Apesar da amizade inabalável, segundo publicado pela Cheat Sheet, na mesma entrevista ele falou:

"Um dos poucos ressentimentos que Eric tem comigo foi eu ter conhecido Bob Marley enquanto ele estava na Costa Oeste, no final da década de 70. Eric sempre quis que tivesse sido ele. Ele jamais me perdoou por não ter levado ele junto para conhecer Bob Marley."

Em entrevista de 1979 para a BBC Radio 1, Harrison se revelou um grande admirador da maior lenda do reggae:

"Eu curto reggae. Na verdade, a primeira vez que vi Bob Marley fiquei tão impressionado com a banda e o show que eu voltei. Quer dizer, eu fiquei para o segundo show, e voltei na noite seguinte para ver ele de novo. Bob Marley principalmente, porque, além do lado musical (meio que hipnótico), eu simplesmente gostei de como ele parecia e se movia — como se estivesse em um sonho. Eu não sei por quê."

George Harrison manteve sua amizade com Eric Clapton até a morte, em 2001. Em 29 de novembro de 2002, foi realizado no Royal Albert Hall o Concert for George — um evento histórico em homenagem ao ex-beatle recheado de participações especiais, como Ravi Shankar, Ringo Starr, Paul McCartney, Jeff Lynne, Tom Petty, Billy Preston e seu único filho, Dhani Harrison.

Segundo a viuva Olivia Harrison disse à Rolling Stone, a ideia partiu do Slow Hand: "Aquilo foi ideia dele [Eric]. Ele me ligou não muito depois que George morreu, e disse 'Eu gostaria de fazer alguma coisa'. Eric tinha uma amizade muito profunda com George, então eu me senti confiante e aliviada por ter sido ele que veio até mim."


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por André Garcia

Fonte: Portal | Revista Whiplash

Foto: Reprodução