Micro e nano influenciadores que apresentam as coleções e lançamentos para seus seguidores

Com a comunicação pulverizada em inúmeras plataformas, falar com diferentes públicos tem sido um desafio para as marcas. Com uma plataforma bastante diversa, a Riachuelo decidiu apostar na figura dos creators, que são micro e nano influenciadores que apresentam as coleções e lançamentos para seus seguidores.

A iniciativa é uma parceria com a Mosaico, empresa de influencers que faz a seleção, o acompanhamento e aproximação com os influenciadores. Eles passam por workshops com a equipe de marketing da rede, que apresenta as coleções que estão sendo construídas, os lançamentos da marca, qual momento de cada coleção e qual a missão a ser trabalhada.

Atualmente, a rede conta com 30 creators, mas planeja aumentar o time em 2023. “O papel dos creators é fundamental. Eles são a forma mais próxima de se conectar com os nossos consumidores. Eles têm o papel de traduzir e levar a mensagem para o público do qual ele tem seus seguidores”, afirma Elio Silva, diretor-executivo de Canais e Marketing da Riachuelo.

Como exemplo, ele cita o lançamento da coleção com a arte do designer carioca João Incerti. “Cada creator deu o seu tom para apresentar a coleção, apresentando qual seria a melhor coordenação, a melhor forma de vestir e como se expressar”, explica.

Grupo Eclérico

Para ter um grupo o mais eclético possível, a Mosaico utiliza ferramentas de inteligência artificial e rastreamentos na busca dos creators que existem no Brasil e, a partir daí, alguns são convidados e outros se candidatam.

Em comum, todos são apaixonados por moda, por life style e por traduzir para os seguidores como se vestem. “A beleza de ter um grupo como esse é poder traduzir a moda pelo olhar do creator. Um creator com corpo mais curvilíneo, como traduz a coleção para quem tem corpos gordos? Ou um creator que tem um gosto muito pessoal de combinação de peça, quem segue ele sabe como essa pessoa gosta, como estampa com estampa ou estampa com liso”, diz Silva.

Alcance maior

Silva destaca que os seguidores dos nano e micro influenciadores são mais engajados. “É um grupo menor, mas muito qualificado. Estamos falando de 30 mil, 20 mil, 35 mil seguidores. Então, é o conjunto deles é que que vai dar o alto impacto”, diz.

Com mais de 8 milhões de seguidores no Instagram, a Ricachuelo também dá visibilidade para o trabalho dos creators, ao ampliar a capacidade de influência.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Larissa Féria

Fonte: Portal | Mercado & Consumo

Foto: Reprodução