Relatório da ONU aponta efeitos da inflação dos alimentos

A quantidade de pessoas em situação de fome na América Latina e no Caribe  chegou a 56,5 milhões, segundo relatório de instituições da ONU apresentado nesta terça-feira (6).

O número de atingidos pela fome cresceu 13,2 milhões entre 2019 e 2021, em meio à alta dos preços dos alimentos e ao aumento da pobreza extrema. O relatório foi apresentado hoje por Cepal, FAO e PAM na sede da Cepal, em Santiago, elaborado em resposta à crise alimentar mundial.

Em 2021, a insegurança alimentar afetou 40,6% da população da América Latina e do Caribe. Um total de 267,7 milhões de pessoas foram afetadas; 62,5 milhões a mais que em 2019. 

Segundo o relatório, "o aumento da inflação dos alimentos e da pobreza extrema é um dos fatores que aumentam a insegurança alimentar e a fome". 

A inflação dos alimentos "aumenta o risco de fome" e a alta do preço internacional dos produtos básicos, cujo aumento médio chegou a 11,7% em setembro passado, é repassada aos consumidores.

A alta dos preços atinge os setores mais pobres da região e aumenta o risco de problemas no acesso a uma alimentação saudável.

"Apesar de ter um superavit comercial agrícola significativo, a região da América Latina e Caribe está exposta a problemas de produção e comercialização e aumentos de preços decorrentes da guerra na Ucrânia", disse José Manuel Salazar-Xirinachs, secretário-executivo da Cepal.

Segundo o estudo, a maioria dos países da região importa grandes quantidades de trigo, milho e óleos vegetais, aumentando os riscos relacionados à guerra.

IMPORTAÇÃO DE ALIMENTOS

O relatório acrescenta que 26 países são altamente dependentes das importações de trigo, enquanto 13 são altamente dependentes das importações de milho. 

Somente a Argentina é exportadora líquida de produtos agrícolas, enquanto a sub-região do Caribe é importadora líquida de praticamente todos eles.

Além disso, a Cepal estima que a incidência da pobreza extrema na região aumentará 0,2 ponto percentual em 2022 e pode atingir 81,8 milhões de pessoas. 

O relatório também sustenta que as várias crises internacionais dos últimos 15 anos, como as tensões comerciais entre Estados Unidos e China ou a pandemia de covid-19, comprometeram o acesso da região a alimentos e insumos essenciais, como fertilizantes para a agricultura regional.

Assim como aconteceu com os alimentos básicos, os preços dos fertilizantes nitrogenados e fosfatados já haviam subido consideravelmente ao longo de 2021, afetando a agricultura da região.

No Brasil, por exemplo, os fertilizantes representaram 19% dos custos de produção das culturas anuais. Ao somar os agroquímicos e o combustível, chega-se a uma média de mais de 40% dos custos. 

Os países latino-americanos "importam cerca de 85% dos fertilizantes que usam. Nenhuma outra região do mundo depende tanto da importação de fertilizantes e, especialmente, nenhuma outra que produza e exporte tantos alimentos", diz o relatório.

Lubetkin recomendou o fortalecimento dos sistemas de proteção social nas áreas rurais, especialmente voltados para os agricultores familiares, e a eliminação das restrições ao comércio internacional de alimentos e fertilizantes, pois serão medidas fundamentais no processo de resposta à crise atual.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Escrito por AFP

Fonte: Portal | Diário do Nordeste

Foto: Reprodução/AFP