O Gaia irá aprimorar o processamento de imagens sísmicas, obterá reproduções em alta definição das camadas de rochas em subsuperfície

A Petrobras investirá R$ 76 milhões em um novo supercomputador. Chamado de Gaia, ele irá atender demandas de alto desempenho na computação da empresa. A máquina irá aperfeiçoar tecnologias para pesquisas relacionadas à geofísica utilizadas nos campos de pré-sal, onde estão 74% da produção da empresa.

 O objetivo será utilizar o supercomputador para aprimorar o processamento de imagens sísmicas, técnica que produz imagens tridimensionais do interior da terra. Dessa forma será possível obter reproduções em alta definição das camadas de rochas em subsuperfície, de uma forma mais ágil e com maior precisão.

“O Gaia será utilizado para desenvolver novas tecnologias em geofísica, com foco especial na geração de imagens e modelos de subsuperfície. A precisão gerada pelo estudo geofísico dos modelos desenvolvidos com estas novas tecnologias aumenta a probabilidade de sucesso na hora de escolher uma área e prever o comportamento da rocha durante a perfuração de um poço”, diz Fernando Borges, diretor de Exploração e Produção de Petrobras.

Paulo Palaia, diretor de Transformação Digital da Petrobras, explica que o supercomputador utilizará “técnicas Least Squares e FWI Elástico, além de aplicações utilizando aprendizado de máquina (Machine Learning)”. O Least Squares Imaginis (Imageamento por Quadrados Mínimos) é uma técnica para construir imagens otimizadas, e tecnologia de FWI elástico é usada reconstruir propriedades físicas das camadas de rochas como presença de água, gás e óleo. 

Em 2022, a companhia anunciou o investimento no Pégaso, o quinto maior supercomputador da indústria petrolífera mundial. A máquina começou a operar nesse ano e deu o 1º lugar em computadores de alto desempenho e eco eficiência da América Latina para a Petrobras.

O Gaia terá um processamento de 7,7 petaflops, o equivalente a 1,5 milhão de celulares. O consumo energético de 574 KW é equivalente a uma cidade com 2.400 habitantes. A previsão é que a máquina comece a operar ainda no primeiro trimestre de 2023 no Centro de Pesquisas Desenvolvimento e Inovação (Cenpes).


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por William Schendes

Editado por Adriano Camargo

Fonte: Portal | Olhar Digital

Foto: Reprodução