De acordo com o Ministério da Saúde, há mais de 30 milhões de hipertensos no Brasil, pessoas com a conhecida pressão alta. Contudo somente 10% dos indivíduos fazem o controle adequado da doença.

Além de ser considerada a doença de maior incidência entre os brasileiros, também é a que mais mata no país. Entretanto, essas pessoas que possuem pressão alta podem ter alguns direitos importantes.

Medicamento gratuito

O Sistema Único de Saúde (SUS), disponibiliza medicamentos gratuitos para pessoas que tenham pressão alta. Dessa forma, o medicamento pode ser retirado através do programa Farmácia Popular nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Portanto, o processo para retirada do medicamento é simples, basta apresentar um documento de identidade com foto e a receita médica dentro do prazo de validade (120 dias).

Assim, a receita pode ser emitida por um profissional do SUS ou por um médico de hospitais ou clínicas privadas.

Isenção do Imposto de Renda

Quando a pressão alta está relacionada com cardiopatia grave, o portador tem direito a isenção do Imposto de Renda, de acordo com a Lei 7.713 de 1988. A comprovação se dá por meio de laudo médico e inclui doenças como insuficiência cardíaca e insuficiência coronariana.

Auxílio-doença

Alguns hipertensos necessitam de tratamentos específicos que podem incapacitar o segurado de trabalhar por determinado  tempo.

Dessa forma, quem tem pressão alta pode ter acesso ao auxílio-doença do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Assim, a possibilidade contempla alguns casos de hipertensão que podem levar a problemas de saúde mais sérios que necessitam de cuidados especiais, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Contudo para ter acesso ao auxílio-doença é preciso comprovar a incapacidade laboral temporária por meio de laudos, atestados e medicamentos.

Aposentadoria por invalidez

Aquele que possui pressão alta e que tenha sofrido um AVC que deixou sequelas, ficando impedido de realizar qualquer esforço, pode requerer a aposentadoria por invalidez.

Todavia, essas sequelas devem possibilitar a volta ao trabalho de forma definitiva. Portanto, essa condição possibilitará que o segurado passe por uma perícia médica. Caso na perícia fique comprovado que o cidadão está realmente incapacitado permanentemente, ele poderá se aposentar por invalidez.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Djamilla Ribeiro Martins

Fonte: Portal | Seu Credito Digital

Foto: Reprodução