Com mais tempo para matéria eletivas com o Novo Ensino Médio, deputado têm sugerido temas de estudos

Em meio às discussões do Novo Ensino Médio (NEM), alvo de polêmica e intensas discussões pelo País, parlamentares do Ceará têm apresentado projetos de indicação para sugerir novas disciplinas no modelo de Educação do Estado. Entre as recomendações, estão estudos da Bíblia, aulas de capoeira e de Direito e Cidadania, por exemplo. 

Com o Novo Ensino Médio, o maior tempo destinado às disciplinas eletivas tem sido um dos impulsores para deputados estaduais do Ceará apresentarem projetos criando novas matérias e atividades na grade curricular. De 2019 até março deste ano, oito projetos de indicação do tipo foram apresentados – dos quais cinco já foram aprovados e outros três seguem em tramitação.

O Novo Ensino Médio foi aprovado em 2017 e começou a ser implementado no ano passado para alunos do 1º ano. Neste ano, a medida é válida também para alunos do 2º ano. Ao todo, são 1.000 horas de carga horária de aula ao ano, das quais 60% devem ser destinadas ao ensino das matérias obrigatórias e 40% às matérias eletivas. 

No Ceará, as escolas da rede pública têm autonomia para escolher e organizar as disciplinas optativas, desde que sigam os itinerários formativos – Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Há também possibilidade de matérias eletivas destinadas à Educação Profissional serem ofertadas, no caso das unidades educacionais profissionalizantes. 

PROJETOS 

Na legislatura anterior da Assembleia Legislativa, por exemplo, cinco projetos de indicação sugerindo a criação de novas disciplinas foram aprovados entre 2019 e 2022. Por se tratar de projetos de indicação, o Poder Executivo Estadual não é obrigado a acatar. 

Dentre as propostas, está a que solicita a inclusão da "Educação Financeira" nos componentes da grade curricular nas escolas de Ensino Médio da rede estadual. O tema foi sugerido em 2019 pelo deputado Fernando Santana (PT) e pelo ex-deputado Nezinho Farias, atualmente prefeito de Horizonte. 

Outra disciplina proposta é a de "Noções Básicas em Primeiros Socorros", que busca ensinar as técnicas de forma interdisciplinar, de acordo com o conteúdo programático de cada instituição de ensino e respeitando os níveis de cada série. A matéria é de autoria do deputado Guilherme Landim (PDT).

ENSINO DA BÍBLIA, CAPOEIRA E ARTES MARCIAIS 

Na atual legislatura, três projetos que buscam criar novas disciplinas ou atividades nas escolas estão tramitando no Parlamento Estadual. Um deles, inclusive, já tinha sido proposto em 2022 e foi desarquivado em fevereiro deste ano. É o que trata sobre a inclusão dos estudos da Bíblia como tema transversal na grade curricular. 

Uma outra proposição, de autoria da deputada Larissa Gaspar (PT), que incluir a capoeira dentre as modalidades esportivas ofertadas na disciplina de Educação Física. Para ela, a medida fortalece o reconhecimento cultural e esportivo da expressão cultura que mistura arte marcial, dança e música. 

Já o projeto do deputado David Durand (Republicanos) quer instituir artes marciais e lutas como um programa de atividade extracurricular nas escolas. Assim, seria ofertado, de forma eletiva, aulas de Judô, Jiu Jitsu, Karatê, Kung Fu, Muay Thai, Sumô, Taekwondo, Tai Chi Chuan, Boxe, Kick Boxing, Full Contact, entre outras nas escolas da rede estadual. 


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Alessandra Castro

Fonte: Portal | Diário do Nordeste

Foto: Reprodução/Fabiane de Paula