Boatos, farsas e lendas urbanas apimentam o mundo dos famosos há anos. De canto falso a acusações de pactos demoníacos, muito artista teve que enfrentar (ou protagonizar) uma certa mentirinha

Em quase todo o hemisfério ocidental, o 1° de abril é considerado o "Dia da Mentira". A criação dessa, digamos, tradição, atravessa os séculos. A versão mais conhecida sobre a origem da data remonta ao momento no qual o rei Carlos IX resolve adotar o calendário gregoriano, recém criado pela Igreja Católica.

Até 1564, o ano começava a partir de 1 de abril. Tudo mudou quando o monarca francês instituiu o 1 de janeiro como início oficial. Teve quem não aprovasse a mudança e a população se dividiu. Assim, os favoráveis à modificação, para irritar quem não aceitava, passou a enviar-lhes presentes inusitados e convites para festas de Ano Novo inexistentes. 

A brincadeira ganhou o mundo e consolidou o popular "Dia da Mentira". Para entrar no clima desta manifestação histórica, selecionamos casos onde uma lorota foi longe demais e transformou a carreira de vários artistas. Tem invasão alienígena, cantor falso e até uma boneca possuída atacando inocentes crianças. 

ATÉ LENNON CITOU A FALSA MORTE DE PAUL MCCARNTNEY 

Entre as teorias da conspiração que vagam pela indústria música, uma acerta o cantor e compositor Paul McCartney. O mito de que o artista estava morto começou a circular em 1969. A conversa fiada alegava que um sósia assumiu o lugar do músico. E tem mais, os colegas de Beatles até teriam encoberto a morte. 

Contudo, conforme a lenda, John Lennon, Ringo Starr e George Harrison colocaram supostos "sinais" ou mensagens subliminares escondidas nas músicas e capas de discos da banda.  Durante as gravações de "Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band", McCartney entrou em seu carro Austin Healey e, posteriormente, bateu e morreu.

INVASÃO MARCIANA NOS EUA

Imagina ligar o rádio e descobrir que o país está sendo invadido por seres alienígenas? Era noite de "Halloween" em 1938, quando um jovem e promissor Orson Welles (1915-1985) descobriu o poder de uma transmissão radiofônica. Naquela noite, o apresentador de 23 anos realizou uma adaptação para o rádio de "A Guerra dos Mundos", de HG Wells.

Welles queria apenas uma novela realista para seu programa de uma hora na CBS. Não foi bem assim. A maneira dramática como foi contada a história levou pânico nacional de costa a costa dos Estados Unidos. Obviamente, o caso acabou indo parar nas autoridades.

DE MARTE PARA O CEARÁ

Diante de toda a confusão armada com a transmissão de "Guerra dos Mundos", os engravatados de Hollywood viram certo potencial de boas cifras em Welles. Os estúdios foram atrás daquele idealizador e, de cara, a RKO já o contratou para escrever, dirigir e interpretar dois filmes, com liberdade para fazer o que bem entendesse.

UM GRAMMY DEVOLVIDO POR MENTIRA 

Nem a cultura pop está livre de levar o popular "migué". No finalzinho dos anos 1980, "Girl You Know It's True" tocava exaustivamente nas rádios. Com o irresistível refrão e uma batida euro dance que quando toca ninguém fica parado, a canção ficou oito semanas no primeiro lugar da Bilboard. 

Significava, somente, atingir o degrau máximo do mercado fonográfico e adentrar o seleto olimpo de estrelas como Mchel Jackson, Madonna e por aí vai. Um feito sem tamanho para dois artistas nunca vistos nas redondezas. Milli Vanilli subiram no ônibus e já ficaram na janela.

MILLI VANILLI FAZIAM "PLAYBACK"? 

Playback é algo corriqueiro nessa indústria, principalmente quando a apresentação do referido artista é na TV. Do Iron Maiden a Reginaldo Rossi no inesquecível programa cearense Terral, performar em cima da faixa era um recurso válido para divulgar o trabalho.

Contudo, fica um pouco estranho perceber um possível playback quando a história é valendo. Ou seja, ao vivo. Durante apresentação da dupla teve quem percebesse algo estranho no desempenho vocal dos dois cantores. Começaram as dúvidas em torno daquele sucesso. 

Como os caras violaram a lei Fausto Silva do "quem sabe faz ao vivo", o rastro de pólvora acendeu. A explosão veio em seguida quando o rapper Charles Shaw veio a público e jogou a braba. Ele era uma das vozes por detrás de "Girl You Know It's True". Pegou mal. A casa caiu valendo. 

Para muitos fãs, pouco interessa se é um fake. Farian talvez nem imaginasse que aquela obra ganharia aquela repercussão. Já Millie Vanille tentaram um retorno, dessa vez, segundo os mesmos, cantando realmente o material que estava gravado. O bonde tinha passado e a dupla ouviu um "Aham. Senta lá Cláudia". 


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Da Redação

Fonte: Portal | Diário do Nordeste

Foto: Reprodução