Empresa corre para responder à ameaça do rival Bing, agora equipado com recursos do ChatGPT

O Google vai lançar novas ferramentas de pequisa com inteligência artificial (IA) nas próximas semanas. Os novos recursos chegam primeiro nos EUA e um milhão de usuários selecionados poderão testar as novidades em primeira mão. A informação é do The New York Times.

O que sabemos até aqui:

- Por ora, além de estarem ligadas ao motor de buscas do Google, ainda não ficou claro o que as ferramentas vão oferecer.

- A publicação acrescenta que a iniciativa, conhecida sob o codinome “Magi”, será lançada em maio e envolve mais interação com o Bard nas pesquisas, o chatbot experimental da empresa.

- O Google também está desenvolvendo outras ferramentas de IA, incluindo um gerador de imagens de IA chamado ‘GIFI’, um sistema de aprendizado de idiomas chamado ‘Tivoli Tutor’ e o ‘Searchalong’.

- A última função integra o Bard ao Chrome para responder perguntas dos usuários — algo semelhante à barra lateral do Bing, adicionada recentemente pela Microsoft no navegador Edge.

- Além do projeto Magi, a empresa adotará uma reconstrução radical do seu mecanismo de busca.

A estratégia é parte dos esforços do Google para se manter competitiva no ramo de IA e enfrentar a ameaça representada por outros sistemas como o novo Bing da Microsoft. A ideia é que um dia os chatbots consigam cumpram um papel importante nas pesquisas, até substituindo os mecanismos de busca como conhecemos hoje.

Google ameaçada?

A posição do Google nas buscas também está ameaçada por outro fator: a Samsung. A gigante sul-coreana considera substituir o Google pelo rival Bing como mecanismo de busca padrão nos celulares e dispositivos da marca, comprometendo um acordo que rende US$ 3 bilhões em receita anual para o Google.

Apesar de não justificar claramente os motivos da possível mudança, tudo indica que a empresa ficou mais atraída pelo trabalho de IA desenvolvido pela Microsoft. 


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Gabriel Sérvio  

Com informações do The New York Times

Fonte: Portal | Olhar Digital

Foto: Reprodução