Muitos usuários desejam utilizar mais de uma conta pessoal do WhatsApp no mesmo celular, e o Olhar Digital te ensina como

Respondendo diretamente à pergunta do título: sim, mas não de maneira tradicional, já que o WhatsApp não permite que um aparelho use mais de uma conta pessoal por vez, nem mesmo celulares dual SIM. Assim, pode ser difícil administrar assuntos profissionais e pessoais usando apenas um número. Porém, sempre há alguma maneira para driblar regras, não é?

A opção mais usada para isso, mesmo para aqueles que não trabalham com o celular, é uma conta no WhatsApp Business. Entretanto, é possível burlar a regra do mensageiro para usar duas contas pessoais no mesmo celular.

Como usar duas contas no WhatsApp?

Antes de mais nada, o usuário precisa ter dois números diferentes, ou seja, é necessário que o dispositivo seja dual SIM, ou que tenha suporte a um eSIM. Além disso, para os usuários de iPhone, a opção de usar o WhatsApp Business é a única viável.

Caso o dispositivo em questão seja Android, existem outras duas possibilidades. A primeira delas é uma funcionalidade de “aplicativo gêmeo”, nativa em alguns modelos de celulares de fabricantes como Samsung, Xiaomi, Huawei e Asus.

O nome deste recurso varia de aparelho para aparelho, bem como a sua configuração e ativação, mas as funções “Dual App”, “Dual Messenger”, “Twin Apps”, ou “Clone App” clonam um aplicativo, criando um gêmeo, o que possibilita a criação e uso de duas contas diferentes do WhatsApp.

Para os modelos Android que não possuem esse recurso, a outra possibilidade é baixar gratuitamente o Parallel Space no Google Play. Esse aplicativo tem a mesma função do “Dual App”: criar o clone de um aplicativo. 

Depois de instalado, é só abrir o aplicativo, selecionar o WhatsApp e tocar em “Adicionar ao Parallel Space”, e então cadastrar o segundo número no mensageiro. A versão paga do Parallel Space também permite que os usuários criem um ícone do aplicativo gêmeo na tela de início. Outros aplicativos, como o Parallel App e o Dual Spaces, também servem para este propósito.

Também existe a opção de usar duas contas no computador, com o WhatsApp Web, desde que cada conta do mensageiro esteja aberta em dois navegadores diferentes, ou com um dos números em uma aba anônima. 


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Ana Bondance

Editado por Bruno Ignacio de Lima

Fonte: Portal | Olhar Digital

Foto: Reprodução