A pandemia de COVID-19 trouxe grandes desafios para a saúde mental de todos, especialmente dos jovens. Muitos deles sofreram e estão colhendo os prejuízos pelo isolamento social e as mudanças no processo educativo. No entanto, a psicoterapia pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar a manter a saúde mental das crianças e adolescentes no pós-pandemia.

Presenciar conflitos entre os pais, o uso indiscriminado de telas, o  medo de contrair doenças e de perder entes queridos e o sentimento de culpa e de incapacidade em alcançar resultados escolares satisfatórios são situações que aumentaram os níveis de ansiedade entre os adolescentes.

Podemos ver isso no nosso dia-a-dia, pelas notícias e redes sociais. Jovem que não sabem lidar com suas frustrações e desafios. Momentos de raiva e terror nas escolas e outros ambientes. Um momento sério e delicado que todos nós precisamos aprender a agir e orientar.

A psicoterapia é uma forma de tratamento que ajuda as pessoas a lidar com questões emocionais, comportamentais e de relacionamento. Através desse acompanhamento os jovens aprendem a entender seus sentimentos e emoções identificando pensamentos negativos e a desenvolver estratégias para lidar com eles. 

Outro benefício da psicoterapia é que ela pode ajudar os jovens a se sentir mais seguros e confiantes em relação ao futuro. Com o apoio de um profissional capacitado, os jovens podem desenvolver uma perspectiva mais positiva e esperançosa em relação ao futuro, o que pode ajudá-los a enfrentar os desafios atuais com mais resiliência e força.

Encontrar o profissional certo pode ser desafiador, mas é importante escolher alguém qualificado e experiente e que faça o paciente se sentir confortável, acolhido e seguro. O Google e as redes sociais se tornaram uma ótima ferramenta para encontrar psicólogos qualificados. Recomendações de amigos e familiares são valiosas. Procure saber as credenciais e as especializações desse profissional. pode ser um pouco trabalhoso encontrar a pessoa certa, mas é muito importante.

Ao buscar ajuda de um profissional capacitado, os jovens podem aprender a identificar e lidar com seus sentimentos e emoções, desenvolver habilidades de enfrentamento e resolução de problemas e cultivar uma perspectiva mais positiva em relação ao futuro.

Lembre-se de que cuidar da saúde mental é importante para todos. Com o apoio adequado, é possível enfrentar os momentos mais difíceis com uma saúde mental forte e resiliente.

Resumo:

A pandemia de coronavírus trouxe muitas mudanças e incertezas para o mundo todo, afetando muitas áreas da vida. Entre essas áreas, a saúde mental é uma das mais afetadas, especialmente entre os jovens. O isolamento social, o estresse e a ansiedade são apenas alguns dos fatores que podem contribuir para problemas de saúde mental nas crianças e adolescentes. Neste artigo, vamos falar sobre os efeitos da pós-pandemia na saúde mental dos jovens e como a psicoterapia pode ajudá-los nesses tempos difíceis.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Dra. Liliana Maria Sousa Lima

Psicóloga | CRP. 11/17114 

Fonte: Portal | Passaré FM

Foto: Reprodução/Dra. Liliana Maria