Novos chips de silício serão focados no processamento de vídeos e recursos de IA

Fim do mistério! A Meta anunciou seus novos chips para computador, que serão responsáveis por auxiliar nas tarefas de inteligência artificial. O projeto dos chips de silício foi revelado pela empresa em evento de infraestrutura de IA.

A empresa de Mark Zuckerberg tem investido pesado em inteligência artificial e hardware de data center, mesmo mantendo tudo em segredo até então. Por outro lado, a declaração de 21 mil demissões na empresa complementam o cenário misterioso sobre os investimentos futuros do conglomerado.

Segundo Alexis Bjorlin, vice-presidente da empresa, a Meta acredita que o desempenho aprimorado justificará o investimento. Além disso, os projetos de data center também estão sendo revisados para focar em mais técnicas de eficiência energética — como resfriamento líquido, com o intuito de reduzir o excesso de calor.

- Entre os chips está o Meta Scalable Video Processor (MSVP), focado em processar e transmitir vídeo aos usuários enquanto reduz os requisitos de energia. Bjorlin destaca que nenhum outro no mercado é capaz de processar e entregar quatro bilhões de vídeos por dia, como a Meta demanda; 

- Além dele, o Meta Training and Inference Accelerator (MTIA) será destinado a diversas funções de IA.

A Meta destacou que o MTIA será fundamental para alimentar algoritmos de recomendação da empresa, refletidos em feeds de redes sociais. Além disso, os novos hardwares também poderão ser utilizados eventualmente para tarefas relacionadas ao metaverso, como a RV e RA.

Ao que tudo indica, os esforços e investimentos da Meta serão somente para benefícios próprios, sem projeções de compartilhamento com as demais big techs. “Se você olhar para o que estamos compartilhando – nossos dois primeiros chips que desenvolvemos — definitivamente está dando uma ideia do que estamos fazendo internamente”, disse Bjorlin. “Não tivemos que anunciar isso e não precisamos anunciar isso, mas você sabe, o mundo está interessado.”


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Alisson Santos

Editado por Rodrigo Mozelli 

Com informações de CNBC

Fonte: Portal | Olhar Digital

Foto: Reprodução