As principais causas são a falta de conhecimento sobre conservação dos alimentos e a falta de planejamento de refeições

A segunda-feira é o dia em que as pessoas estão mais propensas a desperdiçar alimentos, sendo o dia da semana em que elas dizem ter mais sobras em casa. Segundo pesquisa realizada pela Hellmann’s, em parceria com a Opinion Box, 82% dos brasileiros descartaram algum tipo de alimento no último mês. O problema se agrava com entrevistados mais jovens e com renda mensal maior do que a média comum.

O relatório identifica um comportamento paradoxal: ao passo que quase 60% dos entrevistados se consideram positivamente ativos em relação ao tema do desperdício de alimentos, quase metade afirmou que deixa ingredientes e sobras ainda em bom estado de consumo envelhecerem e estragarem na geladeira.

As principais causas do hábito são a falta de conhecimento sobre conservação dos alimentos e a falta de planejamento de refeições, com imprevistos do dia a dia levando ao acúmulo de alimentos na geladeira. A pesquisa aponta que conservar alimentos é uma dificuldade enfrentada por 40% dos respondentes e 61% admitem que criar novas receitas com ingredientes “esquecidos” não é uma tarefa fácil.

O estudo entrevistou 867 pessoas com mais de 18 anos, de todas as classes sociais e regiões do país, em julho de 2023.

Unidos pela Comida

A Hellmann’s criou o programa “Unidos pela Comida” em parceria com a filantech Infineat, que, desde 2021, já redirecionou mais de 1.024 toneladas de alimentos provenientes da indústria e do varejo que iriam para o lixo para complementar mais de 1,5 milhão de refeições para população em situação de vulnerabilidade alimentar.

“Munidos com esse mapeamento, criamos um movimento que conscientiza e estimula os brasileiros a valorizarem verdadeiramente os alimentos e a darem uma segunda chance àqueles que estão parados na geladeira e que podem se transformar em refeições simples e deliciosas”, explica a diretora de Marketing de Hellmann’s no Brasil, Carolina Riotto. 

Com o projeto, a Hellmann’s endereça as três principais frentes em que esse desperdício acontece: na indústria, nos pontos de venda e na casa do consumidor.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Da Redação

Fonte: Portal | Mercado & Consumo

Foto: Reprodução