Tempos atrás, o youtuber Regis Tadeu fez um vídeo detonando o Engenheiros do Hawaii. Ele explicou porque detesta a banda e o vocalista Humberto Gessinger. Com o lançamento do novo disco solo "Quatro Cantos de um Mundo Redondo" (2023), aparece a canção "Toxina".

Os fãs, é claro, começaram a ligar uma coisa com a outra e entenderam como uma resposta do baixista a esse episódio. No seu Facebook oficial, Humberto Gessinger explicou um pouco mais sobre o novo hit.

"’Toxina’ fala sobre algo que todo mundo critica, mas muitas vezes realimenta inconscientemente: a grosseria nas redes sociais que transformam polêmica em dinheiro. Mas a ideia pintou num momento muito tranquilo. Numa igreja. Em Estocolmo. Quando estou lá, adoro assistir a concertos de órgão que muitas igrejas oferecem de graça no verão, ao meio dia.

Fico imaginando como seria mágico ouvir aqueles instrumentos em que a caixa de ressonância é a própria arquitetura do prédio num tempo em que nem se sonhava com a tecnologia que nos cerca hoje. Num desses dias, observando estátuas e pinturas na parede, enquanto a música não começava, descobri que René Descartes havia sido enterrado nos jardins daquela igreja. Sua frase ‘penso, logo existo’ deu o start à letra que escrevi nas costas do programa do concerto daquele dia. A razão nos trouxe até aqui? Ela vai nos tirar daqui?

UM BRINDE veio pra destensionar o set do quarteto. Uma canção de alívio. Guitarra de 12 cordas novas, chorus e compressão, um reggae acenando aos anos 80 e três músicos talentosos pra brindar musicalmente comigo. O link para estas canções está na bio. Melhor ouvir do que ficar falando sobre, né? O quarteto estará no show de POA, 30set, ao lado do Power Trio e do Trio Acústico.

O youtube Eder Becker especulou que o teor dessa letra poderia ser sim uma resposta a Regis Tadeu. "Numa das novas canções chamada Toxina, Gessinger, ‘fala sobre algo que todo mundo crítica mas muitas vezes realimenta inconscientemente: a grosseria nas redes sociais que transformam polêmica em dinheiro. Mas a ideia pintou num momento muito tranquilo’. Será uma resposta, ao crítico musical, Regis Tadeu, que alguns meses atrás, detonou a discografia da antiga banda de Humberto Gessinger, Engenheiros do Hawaii. E aí? Qual a opinião de vocês. Escrevam nos comentários".

O novo álbum solo de Humberto Gessinger

"Quatro Cantos de um Mundo Redondo" é um álbum diversificado que reúne 10 faixas gravadas em diferentes formatos, incluindo trio, quarteto e solos de Humberto Gessinger. O artista não economizou em originalidade e entrega aos ouvintes sete músicas inéditas, todas compostas por ele próprio. Entre essas, destacam-se títulos como "Fevereiro 13", "Espanto", "No Delta dos Rios", "Toxina" e "Um Brinde", que prometem ser novos hinos para os fãs.

Uma das surpresas mais emocionantes do álbum é a inclusão da música "A Noite Inteira", composta por Gessinger em 1990. Essa canção ganha agora uma interpretação única, já que foi cedida para o lendário roqueiro Serguei (1933 - 2019) e gravada pela primeira vez por Humberto Gessinger.

Outra joia do repertório é a música "Começa Tudo Outra Vez", uma parceria de 2021 com a talentosa artista mineira Roberta Campos. A canção foi apresentada por Roberta Campos há dois anos no álbum "O Amor Liberta" e agora é revisitada em uma gravação especial feita em conjunto com Gessinger.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Gustavo Maiato

Fonte: Portal | Revista Whiplash

Foto: Reprodução