A rede reestruturou suas unidades, centros de distribuição e cadeias de produção por meio de Inteligência Artificial

A rede Hortifruti Natural da Terra desenvolveu uma série de iniciativas para combater o desperdício de alimentos. Chamada de “Ciclo de Redução de Desperdício”, a ação é formada por nutricionistas e profissionais dos pontos de venda que analisam o nível de maturidade dos FLVs (frutas, legumes e verduras).

Os profissionais separam os produtos que vão para as bancas nas lojas dos que estão adequados e maduros o suficiente para a produção de sucos frescos, sopas, saladas prontas, que oferecidos aos clientes na Estação Natural – a praça de alimentação das lojas – e nas seções de alimentos pré-cortados ou pré-preparados.

Além do aproveitamento para a produção de refeições prontas ou semiprontas, os alimentos que não estão aptos para as bancas podem ter outros cinco direcionamentos definidos no Ciclo de Redução de Desperdício. O primeiro são os refeitórios da empresa, onde são servidas aos funcionários refeições preparadas internamente. Em 2023, já foram 1,5 milhão de refeições.

Outro destino são os bancos de alimentos, Mesa Brasil (RJ e ES) e o Prato Cheio (SP), com os quais a empresa mantém parcerias. Este ano, já foram doados 26,5 toneladas de alimentos para 1.570 instituições auxiliadas por esses bancos, o que representa mais de 180 mil pessoas atendidas.

Alimentos comercializados

Marcas como o Food to Save e b4Waste também se uniram à iniciativa. Desde o início do ano, 55,9 toneladas de alimentos já foram comercializadas através desses aplicativos. Alimentos próximos ao vencimento, mas ainda em perfeito estado para consumo, são disponibilizados no app da Food To Save com até 50% de desconto.

Já a startup b4Waste construiu um ecossistema unindo redes varejistas e consumidores dispostos a adquirir produtos próximos ao nível máximo de maturação ou de prazo de validade com, no mínimo, 50% de desconto.

A Hortifruti Natural da Terra também oferece produtos nas gôndolas “É pegar ou pegar”. Os itens são vendidos com descontos de até 50%.

Quando o alimento não está mais adequado para o consumo, ele ainda é aproveitado e transformado em adubo em uma parceria que está sendo desenvolvida com o Ciclo Orgânico. Desde o início desta parceria, em abril deste ano, 11 toneladas de alimentos foram transformadas em adubo que são vendidos nas lojas.

AI para combater o desperdício

A rede também utiliza algoritmos de Inteligência Artificial para otimizar a compra e distribuição de produtos para cada loja e evitar excessos que geram perdas.

O algoritmo usa o histórico de vendas para entender a demanda por produto, loja a loja. Ele controla também a carga promocional: se o produto está promocionado, é possível saber a porcentagem de venda e o aumento em volume que a loja deve receber.

O processo automatizou e racionalizou a cadeia de processos internos no Centro de distribuição e nas lojas, diminuindo perdas. Em junho, houve uma redução de desperdício de 150 a 200 toneladas.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Da Redação

Fonte: Portal | Mercado & Consumo

Foto: Reprodução