No Dia das Crianças, celebrado nesta quinta-feira (12), os pequenos poderão aproveitar espetáculos, shows e outras atividades. O fim de semana também promete animação na capital.

Os pequenos poderão aproveitar espetáculos, shows e outras atividades neste Dia das Crianças, celebrado na quinta-feira (12). Já o fim de semana em Fortaleza promete ser animado com passeio ciclístico pelos espaços culturais e históricos do Centro, noites de axé e forró e mais.

Diversos espaços do Theatro José de Alencar (TJA) se prepararam para receber uma programação com espetáculos, shows e outras atividades alusivas ao 12 de outubro. 📌 É tudo gratuito! Confira:


- No dia 12, às 16h, no Saguão, os pequenos ficarão com a atividade “Construindo Histórias”, tendo à frente a atriz Paula Yemanjá numa parceria com o Sesc Ceará. Finalizando o dia, às 16h30, o Palco Elzenir Colares (Jardim de Burle Marx) irá receber o show do projeto “Luiza Nobel para Crianças”, com a cantora e compositora cearense Luiza Nobel. A retirada de ingressos gratuitos também será feita on-line pelo Sympla Bileto;

- Destacando a linguagem da dança, a cearense Rosa Primo irá apresentar seu solo “Iracema” no dia 13 de outubro, às 15h, no Palco Principal (100 lugares), tendo como público-alvo algumas instituições locais em parceria com o Sesc-Fortaleza. A “Semana da Criança no Zé” encerra no dia 15, às 17h, também no Palco Principal (100 lugares) e numa parceria com o Sesc-Fortaleza, com Well Fonseca e seu “Borboletário – Teatro para Bebês”, voltado especialmente para crianças de 6 meses a 5 anos de idade.

Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba vai oferecer programação aberta ao público, gratuita e diversificada ao longo do dia.

- Das 9h às 19h, o Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba contará com uma programação repleta de atrações para as crianças e seus familiares. Tudo é gratuito e aberto ao público.

- O Ecomuseu Natural do Mangue Itinerante estará presente o dia inteiro com exposição e Educação Ambiental. De manhã, essa equipe vai promover atividades com pintura e grafite (10h) e um bate-papo sobre preservação com Celso Raley Sá Barreto (11h). Na sequência (11h30), haverá animação infantil e pintura no rosto com palhaços. E, das 14h30 às 16h30, duas oficinas serão realizadas, Bijuterias e Brinquedos Recicláveis (com os artesãos da Sabiaguaba).

- Para finalizar, opções culturais: o multiartista Marcos Melo realiza a contação de histórias do livro “Essa casa é sua”, de Ana Maria Machado, às 17h, e a Mostra Infantil do 3º Festival Itinerante de Cinema da Língua Portuguesa - 3º FESTin, com produções de Portugal, Cabo Verde e Brasil (18h).

- O Centro de Memória Raízes da Sabiaguaba, que conta a história ancestral e recente da região, estará também aberto para visitação com guia (opcional).

- Os 17 quiosques administrados por permissionários que representam as famílias nativas do bairro estarão abertos, das 10h às 22h, oferecendo a culinária do rio, mar e mangue, e o banho no Rio Cocó contará com a supervisão de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros. A Feira de Artesanato, também realizada pelas artesãs locais, estará funcionando para todos os públicos (16h).


Para celebrar o Dia das Crianças, a partir da quinta-feira 12 até o dia 15 de outubro, o RioMar Kennedy oferece atividades o Festival da Criança. A programação de quatro dias conta com Encontro para fotos com os personagens Rick e Pow, do Bolofofos, show em homenagem à dupla Sandy e Júnior e muito mais! Tudo gratuito e aberto para crianças de até 12 anos

A Viradinha Cultural do RioMar Fortaleza realiza a sua 8ª edição com programação o dia inteiro para a criançada, incluindo oficinas, shows, contação de histórias, espetáculo Tac Tacs – O Musical, oficinas e muito mais, das 11h às 20h, em quatro espaços simultaneamente: na Praça de Alimentação, na Praça de Eventos, no Teatro RioMar Fortaleza e no mall. Toda a programação é gratuita para a criançada, mediante lotação e capacidade dos espaços.

Ainda em celebração ao mês das crianças, a Estação das Artes realizará uma arrecadação de brinquedos novos e/ou em bom estado de conservação nos próximos três domingos de outubro. As doações arrecadadas serão feitas às crianças atendidas pela Escola Beneficente de Surf Moura Brasil e pelo Projeto Maré Azul. Quem desejar colaborar, pode levar os brinquedos durante as programações de domingo, sempre de 9h às 15h.

 

As bandas Forrozão Tropykália e Líbanos se apresentam neste sábado (14) no Botteco Music, no Bairro Messejana, em Fortaleza. O show "Um #TBT Incomparável" terá músicas como “Planeta de Cores”, “Você Fugiu de Mim”, "Anjo", "Siga Seu Rumo" e diversas outras. Ingressos no site. 


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Da Redação

Fonte: Portal | G1 Ceará

Foto: Reprodução