A grama do vizinho é sempre mais verde. Isso vale para mim, para você e até mesmo para David Gilmour. Com solos históricos como os de "Time", "Wish You Were Here", "Dogs", "Comfortably Numb", "Learn To Fly" e "Division Bell", ele é amplamente considerado entre os maiores. Mesmo assim, ele ouve outros músicos e deseja que pudesse tocar como eles.

Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista para a Guitar Classics em 1985, confessou que adoraria tocar como Eddie Van Halen, mas que não conseguia.

"Não consigo tocar como Eddie Van Halen. Quem me dera poder. Sentei para tentar tirar algumas daquelas ideias, mas não consigo tocar. Não sei se poderia juntar qualquer uma daquelas coisas. Às vezes acho que deveria praticar mais na guitarra. Toco todos os dias, mas não pratico conscientemente escalas ou qualquer coisa dessa."

"Eu era um fã de blues, mas também um fã de música em geral. Para mim, era de Leadbelly a B.B. King, passando por Eric Clapton, Roy Buchanan, Jeff Beck, Eddie Van Halen e qualquer outro que você possa mencionar. Mark Knopfler tem um estilo de guitarra adorável e refrescante. Ele trouxe de volta algo que parecia ter se perdido na forma de tocar guitarra."

"Claro, teve muitos outros. Eu estava tentando aprender a tocar violão de 12 cordas como o Leadbelly, ao mesmo tempo em que estava tentando aprender guitarra solo como Hank Marvin, e depois Clapton. Todas essas coisas diferentes tiveram seus momentos e foram absorvidas em meu processo de aprendizado. Hoje em dia, não ouço outras pessoas com o objetivo de tentar roubar técnicas delas, embora não tenha objeções em roubar, se te parecer uma boa ideia. Estou certo de que ainda sou influenciado por Mark Knopfler e Eddie Van Halen também."


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por André Garcia

Fonte: Portal | Revista Whiplash

Foto: Reprodução