De acordo com Downdetector, queda das redes ocorreu por volta das 12h30 

O Instagram e o Facebook enfrentaram instabilidade nesta terça-feira (5), conforme reportado por usuários na internet. De acordo com Downdetector, plataforma que monitora sites e aplicativos, as reclamações apenas no Brasil passaram de 37 mil para a queda no Instagram e 47 mil no que diz respeito às falhas no Facebook. 

* O pico ocorreu por volta das 12h30, quando usuários começaram a relatar falhas de atualização no feed de ambas as plataformas; 

* Ao que tudo indica, a queda parece ter sido mundial; 

* Nos Estados Unidos, por exemplo, o Facebook tem mais de 590 mil reclamações, enquanto o Instagram, mais de 94 mil; 

* No Reino Unido, foram mais de 42 mil reclamações no Instagram, e mais de 267 mil no Facebook; 

* O Olhar Digital entrou em contato com a Meta, dona das redes sociais, que nos informou que a empresa já está verificando o caso!

"Estamos cientes de que as pessoas estão tendo problemas para acessar nossos serviços. Estamos trabalhando nisso."

Andy Stone, Head de Comunicação da Meta, em pronunciamento no X.

Entre os principais problemas apontados na queda estão: falha na atualização via aplicativo móvel (60%); conexão com o servidor (28%); atualização do feed (12%). Alguns usuários ainda apontaram que, no caso do Facebook, a conta desconectou sozinha, exigindo mudança de senha para retornar à plataforma.


Em torno de 14h00, Andy Stone, diretor de Comunicações da Meta, confirmou que os problemas com as redes sociais foram resolvidos. “Hoje cedo, um problema técnico fez com que as pessoas tivessem dificuldade em acessar alguns de nossos serviços”, disse ele na postagem abaixo no X. “Resolvemos o problema o mais rápido possível para todos os afetados e pedimos desculpas por qualquer inconveniente.”

Reação dos usuários

No X, antigo Twitter, como de costume, usuários reclamaram e brincaram com a situação. “Quem tropeçou nos fios?“. As palavras Instagram e Facebook, inclusive, foram para os trends (assuntos do momento) da rede social. Veja abaixo!


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Tamires Ferreira

Editado por Ana Luiza Figueiredo 

Fonte: Portal | Olhar Digital

Foto: Reprodução