Aranhas armadeiras representam um perigo devido aos sintomas alarmantes que sua picada pode causar em humanos

Você já parou para pensar no perigo que pode estar escondido numa simples penca de bananas? Para muitos, essas frutas são sinônimo de nutrição e energia, mas para alguns, podem ser uma porta de entrada para um encontro assustador com uma das aranhas mais venenosas do mundo: a aranha armadeira.

As aranhas errantes, do gênero científico Phoneutria (que significa “assassina”), têm uma reputação temível. Originárias do norte da América do Sul, principalmente do Brasil, esses aracnídeos não apenas são conhecidos por seu tamanho impressionante, com envergaduras de pernas que podem chegar a 18 centímetros, mas também por sua agressividade incomum.

O perigo das armadeiras

Em vez de fugir ao primeiro sinal de perigo, as aranhas armadeiras, também chamadas de aranhas-banana ou aranhas-errantes (nome mais comum no exterior), preferem enfrentar os intrusos, erguendo-se sobre as patas traseiras em uma posição desafiadora.

No entanto, o verdadeiro perigo dessas aranhas não reside apenas em sua aparência intimidadora, mas sim em sua peçonha potente. A peçonha das aranhas errantes afeta o sistema nervoso humano de maneira devastadora, causando uma variedade de sintomas alarmantes. Desde visão dupla e salivação excessiva até batimentos cardíacos irregulares, os efeitos podem ser incapacitantes e, em casos extremos, até fatais.


Surpreendentemente, um dos sintomas mais notórios é a ocorrência de ereções prolongadas e dolorosas, um fenômeno conhecido como priapismo. Este último efeito tem despertado interesse científico, com pesquisas explorando o potencial da peçonha das aranhas errantes como tratamento para disfunção erétil.

Embora o risco de ser picado por uma aranha errante seja alarmante, há uma nota de esperança: um anti-veneno eficaz geralmente é suficiente para neutralizar os efeitos da picada do animal. No entanto, a rapidez é fundamental, pois em casos graves, uma picada pode ser fatal em menos de uma hora.

Ameaça global

- A ameaça dessas aranhas não se limita apenas às regiões onde são nativas.

- Graças à globalização e ao comércio internacional, esses aracnídeos muitas vezes encontram seu caminho para fora do continente sul-americano, escondidos em remessas de bananas.

- Isso levou a incidentes assustadores em todo o mundo, com supermercados sendo forçados a fechar suas portas temporariamente enquanto lidam com o infestação inesperada.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Ana Luiza Figueiredo

Fonte: Portal | Olhar Digital

Foto: Reprodução/Tobias Hauke e Tacio Philip Sansonovski