Cientistas inativaram retrovírus endógenos suínos no doador animal para eliminar qualquer risco de infecção no ser humano

Uma equipe de cirurgiões do Massachusetts General Hospital (MGH) anunciou, nesta quinta-feira (21), o primeiro transplante bem-sucedido do mundo de um rim de porco — geneticamente modificado — em um homem vivo. O paciente de 62 anos vive com doença renal em estágio terminal.

Conforme publicado no site do MGH, o paciente Richard Slayman está "se recuperando bem" da operação. Em 2021, rins de porco já haviam sido transplantados em pessoas com morte cerebral.

Morador da cidade de Weymouth, em Massachusetts, o paciente vive com diabetes tipo 2 e hipertensão e fazia diálise há sete anos. Ele chegou a receber um transplante de um rim de outra pessoa em 2018, mas o órgão falhou cinco anos depois e, em 2023, ele voltou a depender de diálise.

No passado, pacientes vivos também receberam um transplante de coração de um porco geneticamente modificado, mas morreram.

Brasileiro liderou equipe

O médico brasileiro Leonardo Riella liderou o grupo de médicos da cirurgia do Mass General Transplant Center. Tudo foi rigorosamente revisado pela Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (FDA), antes da aprovação no final de fevereiro.

Combinados, os clínicos e cirurgiões de transplante de MGH têm quase 30 anos de experiência com pesquisa de xenotransplante.

Setenta anos após o primeiro transplante renal e seis décadas após o advento dos medicamentos imunossupressores, estamos à beira de um avanço monumental no transplante. Só no MGH, há mais de 1.400 pacientes na lista de espera por um transplante renal. Alguns desses pacientes, infelizmente, morrem ou ficam doentes demais para serem transplantados devido ao longo tempo de espera em diálise. Estou firmemente convencido de que o xenotransplante representa uma solução promissora para a crise de escassez de órgãos. LEONARDO RIELLA - Brasileiro líder da cirurgia


Ajudar a Ciência

Richard Slayman disse que entendeu bem os procedimentos antes de aceitar fazer o procedimento: "os médicos me explicaram detalhadamente os prós e os contras do procedimento".

Eu vi isso como uma forma não apenas de me ajudar, mas também de dar esperança a milhares de pessoas que precisam de um transplante para sobreviver. RICHARD SLAYMAN - Paciente

O rim de porco foi fornecido pela eGenesis de Cambridge, em Massachusetts, a partir de um doador de porco modificado geneticamente. Foi usada a tecnologia CRISPR-Cas9 para remover genes prejudiciais e adicionado certos genes humanos para melhorar a compatibilidade com o paciente.

Além disso, os cientistas inativaram retrovírus endógenos suínos no doador animal para eliminar qualquer risco de infecção no ser humano. Nos últimos cinco anos, a MGH e a eGenesis realizaram uma extensa pesquisa colaborativa, com os resultados publicados na Nature em 2023.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Da Redação

Fonte: Portal | Diário do Nordeste

Foto: Reprodução/Massachusetts General Hospital (MGH)