O educador desempenha um papel fundamental no processo de desenvolvimento da criança, pois serve de intérprete entre elas e o mundo que as cerca.
A educação infantil, no Brasil, vem conquistando novos espaços e reconhecimento. O atendimento da criança de zero a seis anos é um dever do estado e um direito da mesma. Intensificando a importância da educação para a primeira infância, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) considera a Educação Infantil a primeira etapa da Educação Básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, estabelecendo, assim, o vínculo entre o atendimento e a educação.
O âmbito formação pessoal e social refere-se à construção do sujeito em relação ao desenvolvimento de capacidades de natureza global e afetiva, bem como à interação com os outros e o convívio social. Lidar com a criança é um processo contínuo. A comunicação abrange palavras, ideias e amor entre as pessoas, além de tudo o que é falado e de que maneira é dito. Comunica-se com olhares de reprovação ou com sorrisos, com ações, com silêncio, bem como com palavras amáveis ou indelicadas.
Geralmente, o adulto tem dificuldade de comunicar-se com crianças, principalmente quando isso envolve os sentimentos. É importante lembrar que a boa comunicação fortalece o bom relacionamento; a cooperação; e os sentimentos de valor pessoal; ajuda a criança a desenvolver confiança, sentimento de autovalorização e bom relacionamento com os outros. Isso faz a convivência mais agradável e ajuda-a a crescer e a tornar-se um adulto que possui bons sentimentos acerca dele próprio e dos outros.
O educador, que tem a responsabilidade e o compromisso de cuidar/educar crianças, desempenha um papel fundamental no processo de desenvolvimento infantil, pois serve de intérprete entre elas e o mundo que as cerca. Ao nomearem objetivos, organizarem situações, expressarem sentimentos, os adultos estão cooperando para que as crianças compreendam o meio em que vivem e as normas da cultura na qual estão inseridas.
Com a finalidade de nortear a elaboração do currículo e a definição dos conteúdos mínimos para educação infantil, além de oferecer subsídios para o trabalho do professor, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Educação Infantil - Formação Pessoal e Social”, no qual você receberá informações da professora Luciana Fiel, mestra em economia doméstica pela UFV, especialista em educação infantil. No mesmo são abordados os assuntos: técnicas de comunicação com a criança; processo de adaptação escolar; alimentação; higiene bucal e corporal; hora de tirar a fralda; quando nasce um irmãozinho; birra; mordidas; limites; jogos, brinquedos e brincadeiras; sexualidade; sono e repouso; primeiros socorros.
Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins
Da Redação
Fonte: Cursos CP+
Foto: Reprodução