Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

O dia que bispo ficou indignado porque ouviu música dos Titãs em estação de rádio

Publicada em: 29/03/2025 11:31 - Exemplo de categoria 1

Lançado em junho de 1986, "Cabeça Dinossauro" é o terceiro disco de estúdio dos Titãs.

O álbum apresenta em sua lista de faixas uma das composições mais agressivas do grupo, ao menos no que se refere ao conteúdo. Trata-se de "Igreja", composição assinada por Nando Reis.

De acordo com o que Nando contou em um vídeo publicado no seu canal do Youtube, a letra da música acima citada tem a ver com a sua aversão à Igreja Católica. O ex-baixista e vocalista dos Titãs explicou:

"Resolvi extravasar toda a minha indignação direcionada à Igreja Católica Apostólica Romana. E eu fiz, me lembro que peguei num violão da minha mãe, fiz rapidamente a música. Escrevi os versos, não me lembro a ordem, mas eu lembro que fiz naquela assim, em minutos (...).

Levei ela [a música], como era de costume, para escolher o repertório do disco. Você sabe, Titãs é uma banda numerosa, muitos compositores, muitos cantores e a gente fazia o processo de seleção, de escolha, através de votação (...).


Estávamos no apartamento do Branco [Mello], que era no Conjunto Nacional (...), e mostrei a música [aos demais integrantes da banda]. Ela gerou uma celeuma. Arnaldo [Antunes] e Paulo [Miklos] falaram: 'Não, não quero gravar sua música, sou contra'. Votaram 'não', porque não se identificavam, não queriam estar compactuando com aquilo que dizia a música. Democracia é assim, né? A gente aceita o voto da maioria, e a maioria ganhou [por] 6 a 2. Gravamos a música. Fizemos a demo e depois entramos em estúdio para gravar."

Pois bem, "Igreja" foi gravada e divulgada. Apesar de sua letra provocativa, a música foi tocada em rádios do Brasil. E uma dessas execuções gerou a ira de um bispo, como Nando relembra em outro vídeo, que foi ao ar no dia 13 de janeiro de 2021.

"Fomos fazer o famoso trabalho de rádio, aquilo que você vai lá [na rádio] dar entrevistas, divulgar o seu disco. Estávamos na Rádio Cidade, quando tocamos a música 'Igreja', e de repente, chega uma pessoa ali do estúdio dizendo: 'Olha, recebemos um telefonema do bispo’ da cidade, de alguma igreja, não sei, lá do Rio de Janeiro (...), indignado com a rádio estar tocando aquela música."

O vídeo que mostra Nando falando sobre "Igreja" pode ser conferido a seguir. Ele relembra a história do bispo indignado por volta dos 18 minutos.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Mateus Ribeiro

Fonte: Portal | Revista Whiplash

Foto/Imagem: Reprodução

Compartilhe: