Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Nove em cada dez brasileiros fazem a compra do mês sempre no mesmo lugar

Publicada em: 17/07/2025 14:17 - Exemplo de categoria 1

Entre os canais de compra, 68% dos consumidores realizam suas compras exclusivamente em lojas físicas.

Os brasileiros seguem um padrão definido de consumo, concentrando suas compras nos mesmos estabelecimentos e mostrando pouca disposição para trocar de loja com frequência. Dos 3.996 entrevistados pela pesquisa Canais de Compra Varejo 360, 34,1% afirmam que compram sempre no mesmo estabelecimento, enquanto 59,5% geralmente permanecem fiéis, com poucas exceções. Apenas 6,4% diversificam a cada mês, evidenciando um comportamento de compra estável e confiável.

Entre os canais de compra, 68% dos consumidores brasileiros realizam suas compras exclusivamente em lojas físicas, e apenas 1,4% utilizam somente canais virtuais como aplicativos e sites. Um comportamento híbrido, que mescla físico e digital, é observado em 30% dos consumidores — tendência mais frequente nas classes A e B.

“Os dados reforçam que entregar uma solução completa e conveniente ao shopper é essencial para conquistar e manter sua preferência”, afirma Fernando Faro, fundador da Varejo 360.

Para a tradicional compra de mês, os formatos preferidos são:

- Supermercado: 57,8%

- Atacarejo: 27,2%

- Hipermercado: 9,4%

- Lojas virtuais: 2,8%

Mesmo para compras maiores, o digital já mostra sinais de crescimento, com uma minoria expressiva utilizando canais virtuais.

Os principais fatores que influenciam a escolha do estabelecimento são:

- Encontrar tudo o que precisa (41,5%)

- Proximidade da residência (40,6%)

- Promoções relevantes, preços justos e sortimento também aparecem como atributos valorizados.

Já nas compras de reposição, realizadas com maior frequência:

- Supermercado: 41,9%

- Atacarejo: 19,4%

- Lojas especializadas (açougue, peixaria, quitanda): 11,9%

- Minimercado: 10,7%

- Hipermercado: 10%

- Lojas virtuais: 5,4%

Assim como nas compras mensais, o consumidor valoriza a proximidade (47,2%), encontrar tudo o que procura (38,2%), além de promoções e preços justos.

 

🗒️ Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

✍️ Da Redação | Mercado & Consumo

🌐 www.passarefm.net

📸 Imagem/Reprodução

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...