Segundo o Sindiônibus, mudança aconteceu após 'estudos técnicos'. Passageiros foram pegos de surpresa.
Usuários do transporte público de Fortaleza foram pegos de surpresa com a suspensão de 25 linhas de ônibus, na manhã desta segunda-feira (29). Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a ação foi uma decisão unilateral do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).
Em comunicado, o órgão municipal ressaltou que nenhuma das alterações estava autorizada ou programada no sistema oficial.
Sem pontuar quais seriam as motivações das mudanças, mas frisando questões financeiras, a Etufor pontuou, em nota, que a Prefeitura mantém regularmente o pagamento dos subsídios destinados à operação do transporte público, em valores que chegam a aproximadamente R$ 16 milhões por mês, o equivalente a R$ 500 mil por dia.
Segundo a Etufor, "o diálogo com o Sindiônibus é permanente, com o objetivo de buscar soluções que não prejudiquem nem as empresas nem os usuários do sistema".

Usuários não foram avisados sobre suspensão
A situação impactou estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), que costumam se deslocar por dentro do campus pela linha 020 - Campus do Pici. Vinícius Alves, estudante de Engenharia Mecânica, relatou que precisou chamar um carro por aplicativo para fazer o trajeto do ônibus até o Restaurante Universitário (RU).
O universitário mora perto da instituição, mas, se optar por fazer o percurso a pé, corre o risco de chegar atrasado para fazer as refeições ou para assistir às aulas: "Eu tenho que vir na hora do almoço, da janta, da merenda, porque preciso do RU. [...] Eu vou ter que gastar dinheiro de todo jeito, aí sai muito mais caro".
Outra aluna afetada foi Tais Lustosa. Ela relatou só ter ficado sabendo da suspensão por grupos de WhatsApp da faculdade. Ela usa o transporte público para ir ao estágio. Por conta da suspensão das linhas, terá que sair mais cedo de casa, já que o ponto de outras linhas de ônibus fica distante.
O que diz o Sindiônibus?
Em comunicado ao Diário do Nordeste, o Sindiônibus informou que a frota passou por um ajuste necessário, resultado de "estudos técnicos".
"A medida é indispensável para garantir a continuidade do sistema e o cumprimento de responsabilidades, como o pagamento de salários e a manutenção da operação", declarou a entidade.
Conforme o Sindiônibus, o ajuste se faz necessário "diante do atual cenário de desequilíbrio financeiro enfrentado pelas empresas de transporte coletivo".
Os estudos do Sindiônibus consideraram fatores como:
- dimensionamento da frota
- análise de rotas e linhas
Ainda segundo o sindicato, algumas linhas que apresentam maiores déficits financeiros precisaram ser reduzidas ou suprimidas. Linhas de maior relevância, que transportam mais passageiros diariamente, receberam reforço com a inclusão de novos veículos.
"O Sindiônibus ressalta que o tema vem sendo tratado em diálogo com a Prefeitura de Fortaleza e reforça que todas as mudanças são necessárias para assegurar a continuidade da prestação do serviço", conclui o órgão em comunicado.
Linhas suspensas
As linhas de ônibus que, segundo o Sindiônibus, não circularão nesta segunda-feira são:
014 - Rodoviária/Aguanambi 2
020 - Campus do Pici
022 - Jardim das Oliveiras/Centro
081 - Conj. Ceará/Ant. Bezerra 2
091 - Expresso/Ant. Bezerra/Parangaba
097 - Ant. Bezerra/Siqueira
106 - Floresta/Centro
200 - Ant. Bezerra/BRT/Centro
217 - Estação/Pio Saraiva 2
302 - Rodolfo Teófilo/José Bastos/Centro
307 - Parangaba/Itaoca/Jardim América/Centro
352 - Solar das Águas/Green Park/Parangaba
374 - Aracapé/Centro
400 - Osório de Paiva/Siqueira
404 - Aeroporto/Rodoviária/Benfica/Centro
501 - Bairro de Fátima/Rodoviária/Centro
513 - Parangaba/UECE/Luciano Carneiro
614 - Curió/Terminal Wash. Soares/Messejana
633 - Passaré/Centro
653 - Santa Fé/Messejana
668 - Pq. Betânia/Messejana
701 - Pq. Americano/Centro
835 - Papicu/Câmara Municipal/Defensoria
903 - Papicu/Varjota/Centro
1310 - Siqueira/Hospital Universitário do Ceará
🗒️ Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins
✍️ Por João Lima Neto, Beatriz Irineu, Milenna Murta
e Gabriel Bezerra | Diário do Nordeste
🌐 www.passarefm.net
📸 Imagem/Reprodução/TV Verdes Mares
