Plataforma da Meta se consolidou como uma das principais redes sociais do mundo.
Neste ano, o Instagram completa 15 anos. Ao longo desse período, a rede social da Meta, que também é dona do Facebook e do WhatsApp, passou por diversas mudanças e atualizações, ultrapassando atualmente a marca de 3 bilhões de usuários mensais.
Lar dos influenciadores, o Instagram se tornou muito mais do que uma plataforma de interação entre seguidores. Hoje, é também uma importante ferramenta para empresas e empreendedores. De acordo com uma pesquisa da Influency.me em parceria com a Opinion Box, a rede rosinha é a favorita das marcas, sendo considerada a melhor opção para ações com influenciadores por 85% delas, seguida por outra rede da Meta, o Facebook.
Linha do tempo
Criado em 6 de outubro de 2010, o Instagram nasceu como uma espécie de álbum digital, em que os usuários podiam registrar seus momentos em fotos, que na época eram exclusivamente no formato quadrado. Em 2012, a rede social foi adquirida pelo Facebook, atualmente Meta. No mesmo período, foi lançada a funcionalidade de mensagens diretas, as famosas DMs, que permitiram aos usuários interagir de forma privada.
Após a aquisição, entre 2014 e 2016, o Instagram alcançou a marca de 300 milhões de usuários mensais. Pouco depois, a rede passou a permitir novos formatos de imagem além do quadrado e, em seguida, lançou o recurso que se tornaria um dos mais populares: os stories, que possibilitam postagens temporárias e em tempo real do dia a dia ou de momentos especiais.
Entre 2017 e 2019, surgiu a opção de postagens em carrossel, uma espécie de álbum com várias fotos ou vídeos, e o Instagram atingiu a marca de 1 bilhão de usuários mensais. Foi também nesse período que nasceu o close friends, recurso que permite compartilhar stories apenas com seguidores mais próximos.
Em 2020, foi a vez dos reels estrearem na plataforma. Hoje, esse formato é responsável por cerca de 50% do tempo gasto no aplicativo e gera mais de 4,5 bilhões de compartilhamentos diários. Entre 2020 e 2022, o Instagram alcançou 2 bilhões de usuários mensais e ganhou novas funções, como a possibilidade de curtir stories.
Em 2023, foi lançado o Threads, plataforma de texto criada para competir com o Twitter, atual X. No mesmo período, a Meta também introduziu a Meta AI no Instagram e lançou contas voltadas para adolescentes, entre 2023 e 2024.
E chegamos a 2025, um ano que não passou sem novidades. A rede lançou os recursos edits e a nova aba de reposts, além de atingir a impressionante marca de 3 bilhões de usuários mensais.
🗒️ Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins
✍️ Da Redação | Mercado & Consumo
🌐 www.passarefm.net
📸 Imagem/Reprodução